Troca dos pneus originais por +largos, sem perdas no velocímetro ou risco de bater na caixa de roda.
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felipecoimbra
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Troca dos pneus originais por +largos, sem perdas no velocímetro ou risco de bater na caixa de roda.
Eu percebi que ninguém havia comentado ou recomendado os pneus 205/50 R16 (note: Perfil 50) para os novos CITY e FIT com rodas de liga leve. E troquei os meus originais 185/55 R16 por esta nova medida e ficou excelente. Minha preocupação era não alterar o diâmetro total da roda para não alterar o funcionamento do velocímetro e ao mesmo tempo poder contar com um pneu de maior desempenho, e consegui.
O diâmetro total da roda montada com o pneu mudou de 610 mm para 611 mm (uma diferença desprezível), e a banda de rodagem aumento em 10 mm para cada lado, ou seja, mudou de 185 mm para 205 mm (uma diferença também pequena sem risco de tocar a caixa de roda, seja na dianteira ou traseira.
Percebam que esta alteração é muito suave se comparada a alteração provocada pela substituição por um pneu 195/55 R16, que provocará um aumento na circunferência total de 11mm, alterando o erro de velocímetro em 2%, gerando marcações falsas de 1,1 Km/h a mais no veículo.
Bom, fica aí a sugestão.
O diâmetro total da roda montada com o pneu mudou de 610 mm para 611 mm (uma diferença desprezível), e a banda de rodagem aumento em 10 mm para cada lado, ou seja, mudou de 185 mm para 205 mm (uma diferença também pequena sem risco de tocar a caixa de roda, seja na dianteira ou traseira.
Percebam que esta alteração é muito suave se comparada a alteração provocada pela substituição por um pneu 195/55 R16, que provocará um aumento na circunferência total de 11mm, alterando o erro de velocímetro em 2%, gerando marcações falsas de 1,1 Km/h a mais no veículo.
Bom, fica aí a sugestão.
kaka_onnet- Mensagens : 55
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Re: Troca dos pneus originais por +largos, sem perdas no velocímetro ou risco de bater na caixa de roda.
Bom dia. E como ficou o conforto? Pergunto pq a maioria dos que trocaram por 195 ou 205/55r16, o fizeram visando conforto por serem mais altos.
felipecoimbra- Mensagens : 18
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Re: Troca dos pneus originais por +largos, sem perdas no velocímetro ou risco de bater na caixa de roda.
felipecoimbra escreveu:Bom dia. E como ficou o conforto? Pergunto pq a maioria dos que trocaram por 195 ou 205/55r16, o fizeram visando conforto por serem mais altos.
O conforto ficou melhor, isso porque eu troquei por um pneu mais macio, priorizando o conforto, mas poderia ter priorizado a performance e vida útil.
Esta questão de aumentar o conforto aumentando o perfil não é de todo correto. parece soar correto, mas não é. Observe que no meu caso a circunferência total permaneceu a mesma e portando não alterou na prática a altura do perfil do pneu, permanecendo a mesma em milímetros
do original. Se você, utilizando o mesmo aro (16), opta por reduzir o a circunferência total, ai sim você vai estar reduzindo o perfil e prejudicando o conforto e medições do velocímetro. Todavia, eu sugiro manter a circunferência original, e antes de escolher o pneu, pesquisar em sites especializados por pneus que rodem mais macios e silenciosos. Para tal, eu sugiro o site [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] mas há vários.
kaka_onnet- Mensagens : 55
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Re: Troca dos pneus originais por +largos, sem perdas no velocímetro ou risco de bater na caixa de roda.
Então pessoal, só para ilustrar estou adicionando 2 fotos das rodas do meu carro. A 1ª com pneus Bridgestone 185/55/R16 (foto da roda dianteira) e a 2ª foto da roda traseira, com pneu 205/50/R16, para vocês poderem notar que o diâmetro da roda, ou altura do perfil do pneu, permanece a mesma.
Dica: Para que vocês encontrem medidas equivalentes a dos pneus originais, usem este site: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Dica: Para que vocês encontrem medidas equivalentes a dos pneus originais, usem este site: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
kaka_onnet- Mensagens : 55
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Re: Troca dos pneus originais por +largos, sem perdas no velocímetro ou risco de bater na caixa de roda.
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kaka_onnet- Mensagens : 55
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Re: Troca dos pneus originais por +largos, sem perdas no velocímetro ou risco de bater na caixa de roda.
Podem colocar o 205 55 R16.. tem ele Continental e Michelin . Meu cunhado colocou no City dele e ficou muito macio. Assim q os meus originais acabarem vou colocar o 205 55 R16...
Abraços
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Helitonfc- Mensagens : 18
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Re: Troca dos pneus originais por +largos, sem perdas no velocímetro ou risco de bater na caixa de roda.
o 205 50 é bem mais caro que o 205 55..... fica muito bom o 205 55 e bem mais barato. O 205 55 deixa o carro 1 cm mais alto. Deixando o carro melhor em quebra molas.
Helitonfc- Mensagens : 18
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Re: Troca dos pneus originais por +largos, sem perdas no velocímetro ou risco de bater na caixa de roda.
Olhei aqui, o pneu 205 55, o velocímetro altera 3%, tira um pouco a diferença que vem errado original. A altura total fica 2 cm se colocar os dois de lado, mas na caixa de roda ele fica 1 cm mais perto do paralama e 1 cm mais alto do chão, dando a diferença de 2 cm. Pra mim não vale a pena colocar o 205 50. O 205 55 é mais comum e mais barato, e deixa o carro bem melhor.
Helitonfc- Mensagens : 18
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Re: Troca dos pneus originais por +largos, sem perdas no velocímetro ou risco de bater na caixa de roda.
Helitonfc escreveu:Podem colocar o 205 55 R16.. tem ele Continental e Michelin . Meu cunhado colocou no City dele e ficou muito macio. Assim q os meus originais acabarem vou colocar o 205 55 R16...
Abraços
Eu gostaria de lembrar a voces para usarem o site que citei acima, pois nesse caso do amigo o diâmetro externo da roda sobre de 610 mm para 632 mm, ou seja, 4% a mais e provocando uma leitura falsa do velocimetro de 2 km/h a mais rodando a 60Km/h.
kaka_onnet- Mensagens : 55
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Re: Troca dos pneus originais por +largos, sem perdas no velocímetro ou risco de bater na caixa de roda.
Helitonfc escreveu:o 205 50 é bem mais caro que o 205 55..... fica muito bom o 205 55 e bem mais barato. O 205 55 deixa o carro 1 cm mais alto. Deixando o carro melhor em quebra molas.
Eu comprei os meus na Tireshop.com.br e custaram um pouco menos que os originais Bridstone 185/55 R16. Vale a pena conferir, pois os pneus Yokorama (não sei se é assim que se escreve) também tem nesta media, tem bom preço e são excelentes.
kaka_onnet- Mensagens : 55
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Re: Troca dos pneus originais por +largos, sem perdas no velocímetro ou risco de bater na caixa de roda.
O 205 50 fica c a mesma altura do 185 55. Já viajei no city do meu cunhado e ele usa o 205 55, fica muito mais macio e confortável p andar que o meu 185 55. Essa diferença de 4% ou 3% é insignificante. E o ganho de conforto é muito melhor c o 205 55. E ainda fica 1 cm mais alto. Fica top o carro. O meu city marca errado a velocidade em quase 10%. Essa diferença dos 4% c o 205 55 tira esse erro que vem de fábrica. O 205 55 da Michelin primacy tem nota B de economia. O carro fica muito bom.
O próximo jogo coloca o 205 55. Não vai se arrepender.
Abraços
O próximo jogo coloca o 205 55. Não vai se arrepender.
Abraços
Helitonfc- Mensagens : 18
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Re: Troca dos pneus originais por +largos, sem perdas no velocímetro ou risco de bater na caixa de roda.
Só acrescentando uma foto decente, pois as anteriores estão muito ruins.
Percebam que o pneu na medida 205/50 R16 (note: Perfil 50) montados em aros original do CITY, tem banda de rodagem um pouco mais larga mantendo o mesmo diâmetro externo total da roda, mas protegendo um pouco melhor o aro, mesmo possuindo uma área especifica de proteção do aro.
Estou satisfeito com a performance e são mais silenciosos e macios. Para se ter mais macies não é necessário aumentar o perfil para 60, saindo do diâmetro original de fabrica.
Percebam que o pneu na medida 205/50 R16 (note: Perfil 50) montados em aros original do CITY, tem banda de rodagem um pouco mais larga mantendo o mesmo diâmetro externo total da roda, mas protegendo um pouco melhor o aro, mesmo possuindo uma área especifica de proteção do aro.
Estou satisfeito com a performance e são mais silenciosos e macios. Para se ter mais macies não é necessário aumentar o perfil para 60, saindo do diâmetro original de fabrica.
kaka_onnet- Mensagens : 55
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Re: Troca dos pneus originais por +largos, sem perdas no velocímetro ou risco de bater na caixa de roda.
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kaka_onnet- Mensagens : 55
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Re: Troca dos pneus originais por +largos, sem perdas no velocímetro ou risco de bater na caixa de roda.
Pra ratificar minha sugestão, encontrei esta matéria Luiz Peres da Revista QuatroRodas, onde diz:
"Há várias razões que levam alguém a substituir o conjunto original de fábrica. Mas, antes, é preciso tomar cuidados básicos para não colocar sua segurança em risco ou danificar o veículo."
"O maior cuidado é tentar manter sempre o diâmetro externo do conjunto (tolerância de 3% para mais ou para menos). “Caso não faça isso, você corre o risco de ter a leitura do velocímetro errada, poderá aumentar demais a altura do automóvel em relação ao chão, causando um desequilíbrio e, no caso de ter pneus maiores, haverá aumento de consumo”, diz Vinícius Sá, gerente de marketing de pneus de passeio da Goodyear."
Segue o link: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
"Há várias razões que levam alguém a substituir o conjunto original de fábrica. Mas, antes, é preciso tomar cuidados básicos para não colocar sua segurança em risco ou danificar o veículo."
"O maior cuidado é tentar manter sempre o diâmetro externo do conjunto (tolerância de 3% para mais ou para menos). “Caso não faça isso, você corre o risco de ter a leitura do velocímetro errada, poderá aumentar demais a altura do automóvel em relação ao chão, causando um desequilíbrio e, no caso de ter pneus maiores, haverá aumento de consumo”, diz Vinícius Sá, gerente de marketing de pneus de passeio da Goodyear."
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kaka_onnet- Mensagens : 55
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Re: Troca dos pneus originais por +largos, sem perdas no velocímetro ou risco de bater na caixa de roda.
Afinal, é ou não é proibido o aumento dos aros além do original?
É um aspecto curioso, mas acho que é mais uma daquelas leis que não pegam, especialmente para quem não fez mudanças drásticas:
"De acordo com os itens I e II do artigo 8 que consta da resolução 292 do Denatran é proibido tanto aumentar quanto diminuir o diâmetro externo do conjunto roda/pneu. Esse mesmo conjunto também não pode ultrapassar os limites externos dos para-lamas. Ou seja, é permitido fazer a troca dentro das normas da legislação, porém ao trocar as rodas originais, é preciso ficar atento. Quando aumentar o aro será preciso diminuir o perfil do pneu, ou seja, a altura, a fim de manter o diâmetro externo do conjunto roda/pneu inalterado."
É um aspecto curioso, mas acho que é mais uma daquelas leis que não pegam, especialmente para quem não fez mudanças drásticas:
"De acordo com os itens I e II do artigo 8 que consta da resolução 292 do Denatran é proibido tanto aumentar quanto diminuir o diâmetro externo do conjunto roda/pneu. Esse mesmo conjunto também não pode ultrapassar os limites externos dos para-lamas. Ou seja, é permitido fazer a troca dentro das normas da legislação, porém ao trocar as rodas originais, é preciso ficar atento. Quando aumentar o aro será preciso diminuir o perfil do pneu, ou seja, a altura, a fim de manter o diâmetro externo do conjunto roda/pneu inalterado."
kaka_onnet- Mensagens : 55
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Re: Troca dos pneus originais por +largos, sem perdas no velocímetro ou risco de bater na caixa de roda.
Concordo com vc quando diz que altera a velocidade no velocímetro. Porém, pesquise tb que todos os carros saem de fábrica com erro no velocímetro da velocidade real para menos. Aumentando a altura do conjunta roda\pneu, vc se aproxima mais da velocidade real. Concordo tb que o 205/55r16 passa dos 3% recomendados e por isso acredito que o 195/55r16 seja a medida ideal pra quem quer um pouco mais de altura e conforto, combinando com um pneu macio.
felipecoimbra- Mensagens : 18
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Re: Troca dos pneus originais por +largos, sem perdas no velocímetro ou risco de bater na caixa de roda.
Então usa! Tem gente que usa outros tamanhos também.
Eu estou satisfeito com os 205/50 R16, sem comprometer o equilíbrio do conjunto para o qual o carro foi projetado pela Honda, ou mesmo em relação ao velocímetro e com ganhos de performance, mantendo ainda o carro dentro da lei, sem alterar o diâmetro da roda. Boa Sorte!
Eu estou satisfeito com os 205/50 R16, sem comprometer o equilíbrio do conjunto para o qual o carro foi projetado pela Honda, ou mesmo em relação ao velocímetro e com ganhos de performance, mantendo ainda o carro dentro da lei, sem alterar o diâmetro da roda. Boa Sorte!
kaka_onnet- Mensagens : 55
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Re: Troca dos pneus originais por +largos, sem perdas no velocímetro ou risco de bater na caixa de roda.
Olá! Se o objetivo for maior robustez e estabilidade esse 205 perfil 50 é uma boa opção. Mas, eu optei mesmo pelo 205 perfil 55, esse sim ficou show...melhor estabilidade, maior robustez e absorve muito mais as irregularidades da pista, além do preço e disponibilidade de mercado ser melhor. Vejam aí no tópico do pneu 205/55 R16 que postei fotos.
gustavorda- Mensagens : 85
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Data de inscrição : 22/10/2018
Localização : Maceió - AL
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Re: Troca dos pneus originais por +largos, sem perdas no velocímetro ou risco de bater na caixa de roda.
Olá a todos!
alguém saberia dizer, com embasamento técnico, se a alteração para 205/55 R16 altera também o consumo de combustível?
Obrigado.
alguém saberia dizer, com embasamento técnico, se a alteração para 205/55 R16 altera também o consumo de combustível?
Obrigado.
Jonival- Mensagens : 11
Pontos : 11
Data de inscrição : 29/03/2018
Localização : Sto. Ant. do Sudoeste - PR
Qual é o seu Honda City: : CITY Sedan EX 1.5 Flex 16V 4p Aut.
Re: Troca dos pneus originais por +largos, sem perdas no velocímetro ou risco de bater na caixa de roda.
Jonival escreveu:Olá a todos!
alguém saberia dizer, com embasamento técnico, se a alteração para 205/55 R16 altera também o consumo de combustível?
Obrigado.
Então...comentando "En passant", teoricamente pode alterar sim o consumo.
Praticamente contribuem para alteração no consumo, se voce:
1) Você altera o diâmetro o original da Roda, no seu caso, mudando do 185/55 R16 para 205/55 R16, estará aumentando a circunferência total da roda em +69 mm.
2) Mudar o composto e/ou alterar o tamanho da banda de rodagem (largura do pneu). No seu caso aumentando em +22mm, aumentando o atrito e consequentemente aumentando a resistência (quanto mais estreito o pneu, menor a resistência a rolagem).
kaka_onnet- Mensagens : 55
Pontos : 71
Data de inscrição : 21/08/2015
Localização : Rio de Janeiro - RJ
Qual é o seu Honda City: : CITY Sedan EX 1.5 Flex 16V 4p Aut.
Pneu 225/55 R16
Coloquei no meu carro já faz 2 anos e o carro ficou macio e mais estável em curvas, já viajei para MG 5 vezes e sem nenhum problema.
O Pneu Continental é o melhor o meu já está com 40 mil km e parece novo.
O Pneu Continental é o melhor o meu já está com 40 mil km e parece novo.
Robson- Mensagens : 4
Pontos : 4
Data de inscrição : 27/10/2016
Localização : São Paulo
Qual é o seu Honda City: : CITY Sedan DX 1.5 Flex 16V Mec.
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